Lula se reúne com Lira para discutir entraves na articulação política

0
158

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (5) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O encontro foi pela manhã, com o objetivo de discutir os entraves na articulação política do Palácio do Planalto com a Casa Legislativa

Na semana passada, Lira criticou a falta de apoio do governo petista na Casa Legislativa diante das dificuldades em aprovação da medida provisória da reestruturação ministerial.

Os partidos do centrão têm reclamado de três entraves: a demora na liberação de emendas parlamentares empenhadas, a falta de inclusão de obras dos redutos eleitorais dos congressistas em programas do governo e a ausência de parlamentares em comitivas ministeriais de inaugurações de projetos.

Em conversas reservadas com a base aliada, Lula reconhece os problemas e tem admitido a necessidade de mudanças. Ele tem ressaltado, contudo, que não atropelará o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política.

Sob pressão para melhorar a articulação política, o presidente decidiu fazer um raio-x dos entraves políticos e administrativos que têm atrapalhado a relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados.

Segundo relatos feitos à CNN por auxiliares do governo, o petista deve pedir à equipe ministerial um diagnóstico dos problemas e pretende fazer uma rodada de encontros com líderes partidários para identificar os obstáculos.

 

 

Leave a reply