Para desenvolver tecnologia em saúde, Governo da Bahia apresenta Política de Inovação da Bahiafarma

0
59

Com o objetivo de estimular e apoiar a pesquisa, a inovação, a transferência e/ou internalização de tecnologias em saúde e o incentivo ao empreendedorismo, por meio de incubadoras de biotecnologia em saúde, foi apresentada nesta segunda-feira (11) a Política de Inovação da Bahiafarma.

A cerimônia, no auditório do laboratório farmacêutico público, contou com a presença da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana; do Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, André Joazeiro; dos deputados estaduais Jorge Solla e Fabíola Mansur; da presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes; da diretoria da Fundação Oswaldo Cruz – Bahia (Fiocruz Bahia), Marilda Gonçalves; entre outros.

“Eu tenho aqui hoje a esperança de viver novos tempos. De que a gente possa oferecer ao nosso povo o que a gente produz e não depender tanto dos outros, e também pagar um preço justo por diversos medicamentos. Temos um grande cenário de perspectivas de fazermos grandes produções na Bahiafarma, de desenvolvermos tecnologia e inovação que contribuam para a sustentabilidade e efetividade do SUS”, afirmou Roberta Santana.

A Política de Inovação da Bahiafarma integra um conjunto de princípios, diretrizes e políticas institucionais e deve contribuir para o fortalecimento de um ambiente e práticas de inovação alinhadas a iniciativas de acesso aberto e propriedade intelectual da Bahiafarma. Ainda são objetivos reduzir as desigualdades regionais, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e fortalecer os sistemas públicos universais de saúde, ampliando o acesso dos usuários a tratamentos de excelência.

“Essa Política de Inovação da Bahiafarma é um marco para o desenvolvimento técnico da nossa indústria farmacêutica, nessa parceria entre a Sesab, a Secti, o Ministério da Saúde e a Bahiafarma. Nossa expectativa é de não só medicamentos mais baratos e em maior quantidade para o povo baiano, como também para o resto do povo brasileiro”, analisou a titular da Sesab.

Após a apresentação da Política, Roberta Santana e Carlos Gadelha realizaram uma visita guiada às dependências da Bahiafarma, ao lado da presidente Ceuci Nunes.

Leave a reply