A gestão de uma companhia precisa ir muito além dos lucros

0
97
Cláudia Angélica Martinez

Para a empresária e economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, ao contrário do que muitos pensam, uma empresa só consegue se desempenhar e ser bem-sucedida, caso siga princípios éticos, ou seja, tenha uma visão que esteja além da lucratividade. Mas como bem sabemos, não é isso o que acontece na maioria das vezes — pelo menos não no nosso país — não é verdade? Mas o que poderia ser feito no que diz respeito ao assunto para uma melhoria desse quadro?

 

Neste artigo, apresentaremos quais as vantagens que uma empresa pode obter após atribuir atos idôneos em suas condutas, e mostrar que, ainda que qualquer instituição seja reconhecida e rica o suficiente, qualquer deslize causado pela corrupção pode vir a ser um grande problema público e infinito. E se você tem curiosidade sobre o assunto, e quer reconhecer algumas práticas que valem a pena serem adotadas por você para a melhoria dos seus negócios, que tal ler esse texto até o final?

 

Sobre a falta de transparência nas empresas

 

Conforme comenta a empresária Cláudia Martinez, atualmente, algumas empresas estão se afundando pelo motivo de não terem sido transparentes durante muito tempo, ou querendo lucrar acima de tudo. Um ótimo exemplo desse tipo de situação pode ser visto na holding brasileira — Americanas — que recentemente foi acometida com uma enorme crise financeira. 

 

Essa mesma empresa, conhecida pela maioria dos brasileiros, apresentou um valor de dívidas enorme, e que foi considerado um dos mais impactantes nos últimos anos — mais de 40 bilhões. Por causa disso, algumas investigações a respeito do assunto estão sendo feitas, e até agora estão concluindo que a falta de organização da gestão, e, principalmente, o desespero pelos lucros e corte de gastos foi o principal prejuízo. 

 

O que pode ser feito para reverter essa situação

 

E tendo como exemplo a holding brasileira, o que podemos tomar como aprendizado para evitar possíveis situações em sua empresa? Conforme explica a economista Cláudia Angélica Martinez, basicamente, tomar atitudes que promovam a ética empresarial, e seguir as leis corretamente já é um caminho. A pessoa que deseja melhorar o desempenho de seus negócios pode começar investindo em técnicas econômicas, práticas sustentáveis, e ações justas.

 

A partir desses princípios, ficará muito mais simples de manter a sua empresa, e evitar que ela caia em uma terrível armadilha de crise financeira. Inclusive, ao adotar práticas mais corretas, é possível obter diversos benefícios que facilitam não só o desempenho da sua empresa, como uma mudança de cenário que pode interferir, de modo benéfico, em diversos fatores. Mas você sabe quais seriam eles?

Quais as principais vantagens que podem ser observadas após aplicar uma conduta ética

 

Podemos definir que as principais mudanças que podem ser encontradas após uma mudança de postura pessoal e profissional são os seguintes:

 

  • Você fará a diferença no mundo
  • Você saberá que o seu dinheiro suado será bem utilizado
  • Você estará contribuindo com o meio ambiente
  • Você terá lucro com seu investimento
  • Você poderá ajudar a melhorar a sociedade

 

Para finalizar, conforme comenta Cláudia Martinez, vale a pena rever os métodos de atuação de uma gestão, e, dependendo do caso, alterá-las, visando sempre valores fortes e corretos, pois só dessa forma será possível não se endividar e levar a sua empresa à falência.

Leave a reply