Entenda mais sobre as 5 áreas mais importantes do Direito no Brasil

0
86
Amauri Jacintho Baragatti

O Direito é uma das áreas mais importantes e complexas em todo o mundo, e no Brasil não seria diferente. Para o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, existem diversos campos do Direito que são fundamentais para a organização da sociedade brasileira, e acreditamos que qualquer pessoa deve conhecer cada uma delas.

 

Por isso, neste artigo, abordaremos algumas dessas áreas do Direito aqui no Brasil. Está curioso para saber mais sobre o assunto? Então, que tal ler esse texto até o final, e aproveitar para adquirir as melhores dicas? Quem sabe, através dessa rápida leitura, você consiga investir em uma das áreas para a sua carreira como futuro advogado.

 

Direito Constitucional

 

Para começar, o que seria melhor para abrir esta lista de área do que o Direito Constitucional, não é verdade? Para aqueles que não fazem ideia do que se trata, essa é a área que estuda a Constituição Federal, que é a lei fundamental de um país. Amauri Jacintho Baragatti comenta que este ramo é fundamental para a proteção dos direitos dos cidadãos, bem como para estabelecer as regras de organização do Estado brasileiro.

 

Direito Civil

 

Na sequência, temos o Direito Civil. De modo bem resumido, essa é outra área do Direito que possui grande importância no Brasil, sabia disso? Pois é ela que regula as relações entre particulares, como contratos, propriedade, família e sucessões. Em outras palavras, esse é o ramo do Direito que lida com as questões mais comuns do cotidiano das pessoas.

 

Direito Penal 

 

Depois, o Direito Penal é o ramo do Direito que lida com a defesa da sociedade contra crimes — mas apostamos que você já conheça ela, não é? Bom, conforme explica o advogado Amauri Jacintho Baragatti, essa área do Direito estabelece as regras para a punição de crimes — como roubo, homicídio e tráfico de drogas, entre outros. Ela também trata da proteção dos direitos dos acusados, garantindo um julgamento justo e a aplicação correta da lei.

 

Direito do Trabalho

 

Já o Direito do Trabalho é uma área que se concentra nas relações entre empregadores e empregados. Esse ramo estabelece as regras para as condições de trabalho, salários, direitos e deveres dos trabalhadores e empregadores, bem como os meios de solução de conflitos trabalhistas. Inclusive, não só os profissionais da área, como todas as pessoas deveriam buscar mais conteúdo a respeito desse tema, a fim de conhecer ainda mais sobre os seus direitos, sabia disso?

 

Direito Empresarial

 

E para fechar com chave de ouro, temos o Direito Empresarial, que é a área do Direito que trata das questões relacionadas às empresas. Basicamente, ele lida com a formação, organização, administração e dissolução de empresas. Bom, e como você pôde ver, essas são apenas algumas das áreas do Direito que existem no Brasil. O Dr. Amauri Jacintho Baragatti pontua que cada uma delas tem sua própria importância e complexidade, e juntas, ajudam a garantir a justiça e a organização da sociedade brasileira.

 

Leave a reply