Estabilidade do salário: saiba mais sobre o princípio da irredutibilidade salarial
Os trabalhadores possuem direitos que garantem maior estabilidade aos seus empregos. Diante disso, a advogada Vanuza Sampaio entende que o princípio da irredutibilidade salarial contribui para garantir maior estabilidade na vida financeira do trabalhador. A empresa quer reduzir seu salário? Continue lendo e saiba como o princípio da irredutibilidade salarial pode ajudar.
O que é o princípio da irredutibilidade salarial?
De acordo com a Dra. Vanuza Sampaio, o princípio da irresponsabilidade salarial contempla um dos principais princípios do Direito Trabalhista, tendo a responsabilidade de proibir que a empresa reduza o salário do colaborador, causando instabilidade financeira ao mesmo e comprometendo o pagamento de suas eventuais dívidas pessoais.
Portanto, esse princípio garante que os trabalhadores não sofrerão alterações de salário no qual o valor do mesmo será reduzido. No entanto, essa legislação não abrange alguns tributos pagos pela empresa, que podem acrescer o valor bruto do salário mensal, bem como o vale-alimentação, vale-transporte e planos de saúde.
Qual a importância desse tipo de princípio?
Ainda, como aponta a fundadora da empresa Vanuza Sampaio Advogados Associados, Vanuza Sampaio, levando em consideração que muitas empresas agem de má-índole, querendo reduzir o salário de seus funcionários por subtrair funções do mesmo, o princípio da irresponsabilidade salarial desempenha um papel fundamental.
Isso porque, o mesmo garante que os empregadores não possam reduzir o salário de seus funcionários, configurando estabilidade financeira para o funcionário. Dessa maneira, a legislação em questão atua contribuindo para a erradicação de abusos no ambiente de trabalho e para a segurança da vida financeira do trabalhador.
Quando pode haver a redução salarial?
Por fim, como indica a expert em Direito Trabalhista Vanuza Sampaio, há alguns casos em que o princípio da irredutibilidade salarial permite que se efetue a redução do salário. Todavia, essa conduta somente é permitida por meio de um acordo coletivo com o devido acompanhamento judicial e esclarecimento aos trabalhadores.
Dessa forma, a redução salarial só pode ser aplicada diante das seguintes situações (devidamente avaliadas pelo poder judiciário):
- Alteração na estrutura econômica da empresa;
- Acordo judicial;
- Motivos de forças maiores devidamente justificados;
- Aprovação do Programa de Proteção ao Emprego (PPE);
- Acontecimento inevitável com dano substancial.
A empresa quer reduzir seu salário sem uma das justificativas permitidas por lei? Recorra ao princípio da irredutibilidade salarial do Direito Trabalhista.