Conheça os principais sinais de endometriose na adolescência
Você sabia que a endometriose pode surgir na adolescência? Para o Mestre em Ciências da Saúde Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é fundamental conhecer esses sinais. Isso porque, essa é uma doença que pode afetar diversas mulheres em diferentes etapas. Assim, para as meninas que estão entrando nesse período, é importante conhecer os principais sintomas que indicam o aparecimento dessa patologia. Quer saber mais? Então, confira este artigo!
O que é a endometriose?
Para as pessoas que não conhecem, saiba que a endometriose é uma doença que afeta o público feminino. Ela ocorre quando as células do endométrio migram para outras regiões do corpo como os ovários e cavidade abdominal. Assim, ao invés de serem expelidas durante o período menstrual, elas se estabelecem nesses locais provocando sangramentos e outros problemas.
Quais os tipos de endometriose?
Existem alguns tipos de endometriose, sendo que a principal diferença entre eles é o local afetado. Dependendo da região, essa doença pode causar fortes dores e em alguns casos, até mesmo a infertilidade. Para o expert em cirurgia ginecológica Orcione Guimarães Júnior, é importante conhecer sobre as distinções dessas patologias. Isso porque, cada uma delas possuem tratamentos específicos.
Quais os sintomas de endometriose na adolescência?
Dessa forma, ao entrar na adolescência é importante se atentar a alguns detalhes e sinais que podem indicar o surgimento da endometriose. Dentre os principais deles, estão as dores abdominais e as cólicas menstruais intensas. Apesar de serem sintomas comuns durante o período menstrual, é fundamental buscar avaliações médicas para identificar se eles são normais ou não. Além disso, outros sintomas são:
- Dores ao urinar;
- Dores nas relações sexuais;
- Sangramentos intestinais no período menstrual.
Quais as causas de endometriose na adolescência?
Nesse contexto, saiba que não existem motivos exatos que podem justificar o aparecimento da endometriose na adolescência. Todavia, em meninas que tiveram menstruações precoces, é comum observar o surgimento dessa doença. Por isso, é fundamental estar atento aos sintomas mencionados e realizar exames de rotina. O expert em gravidez de alto risco Orcione Ferreira Guimarães Júnior entende que esses cuidados são essenciais.
Qual o tratamento para endometriose?
Por fim, é importante ressaltar que o tratamento para endometriose irá variar conforme o grau da doença. Isso porque, em alguns casos, é necessário apenas utilizar medicação para controlar e amenizar os sintomas. Todavia, nas situações em que a patologia afetou outras regiões será preciso realizar cirurgias e demais procedimentos. Assim, é fundamental contar com o acompanhamento de especialistas.
Portanto, agora que você entendeu as principais informações sobre a endometriose na adolescência, não deixe de conhecer mais detalhes relacionados a saúde da mulher, no site: www.clinicadrorcione.com, Instagram: @drorcionejunior e Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1, do Doutor e expert em endometriose Orcione Guimarães Júnior.